Machico|00EE76

Pouco se sabe em relação à origem do nome Machico. As hipóteses são várias, sendo a mais comum a da lenda de Machim e Ana d’Harfet, embora esta mais no campo da ficção.

Diz a lenda que Robert e Ana eram amantes contrariados na sua união pelas famílias. Facto que levou estes apaixonados a fugirem de barco à vela. Porém, foram surpreendidos por uma violenta tempestade que os arrastou para a Ilha, em concreto para a praia de Machico. Ana d´Arfet faleceu e Machim, ao sepultá-la, ergueu uma cruz na qual terá escrito os seus nomes. João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira ao chegarem à Ilha encontraram a cruz e batizaram o local como Machico.

Caniçal: a Vila Piscatória

  • 619 Visualizações
O Caniçal é uma das cinco freguesias pertencentes ao concelho de Machico. Ganhou o nome de "Caniçal" por ser uma localidade onde abundavam "caniços" (canas).…

Machico

  • 6097 Visualizações
Machico tem um lugar especial na História da Madeira. Primeiro, pela lenda de Roberto Machim, que terá estado naquela zona ainda antes dos portugueses descobrirem…

Freguesias de Machico

  • 5921 Visualizações
Esta freguesia destaca-se pelo facto histórico de ter sido o primeiro local onde desembarcaram Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira. Ao nível económico, a freguesia…

Furnas do Cavalum

  • 4784 Visualizações
As Furnas do Cavalum, na vila de Machico, não passam de umas grandes grutas escavadas na rocha de basalto que o povo diz serem a…

Lenda de Machim

  • 8007 Visualizações
Diz a lenda que, entre o final do século XIV e o início do século XV, Roberto Machim, um inglês de classe-média, apaixonou-se por Ana…

Visitantes

8148198
Hoje1604

O Cantinho da Madeira nasceu no ano 2006 com o objetivo de promover a Região Autónoma da Madeira, em especial junto da comunidade portuguesa no mundo.

Descarregue as nossas APP´s
para iOS e Android

Top
Aviso! Este site utiliza cookies para melhorar e personalizar a navegação dos utilizadores. More details…