Madeira|c663be

Conheça de perto os dados mais relevantes da Região Autónoma da Madeira: geografia, clima, turismo, censos, entre outros.

Damos ainda a conhecer alguns aspetos relacionados com a história da Madeira e Porto Santo.

O meio mais fácil para chegar à Madeira e Porto Santo é por via aérea, existindo para o efeito dois aeroportos no arquipélago. As ligações diárias entre as cidades de Lisboa e do Funchal têm a duração aproximada de 1h25m. Já as ligações entre as…
Os Censos 2011 revelam que a população da Madeira aumentou 9.4% em relação a 2001. A Região Autónoma da Madeira terá cerca de 270 mil habitantes. O aumento da população residente foi, no entanto, largamente ultrapassado pelo crescimento das famílias (+26.4%), alojamentos (+36,0%) e dos…
A história da Madeira fica marcada por um conjunto de acontecimentos marcantes. Vão desde a descoberta da Ilha, às epidemias, às primeiras ligações com o mundo até aos momentos atuais marcados pelas inauguração de grandes obras mas também por temporais e incêndios devastadores.
Para entrar na Madeira ou Porto Santo o visitante estrangeiro não europeu terá de possuir um passaporte válido e em certos casos um visto. Já o cidadão da União Europeia, como membro do acordo Shengen, pode entrar livremente, bastando para o efeito apresentar o Cartão…
O Arquipélago da Madeira é composto pelas Ilhas da Madeira, Porto Santo, Desertas e Selvagens. Encontra-se localizado entre os paralelos 32º 22' 20'' N e 33º 7' 50'', tendo uma longitude compreendida entre 16º 16' 30'' W e 17º 16' 38'' W. O Arquipélago situa-se…
“Passamos a grande Ilha da Madeira,Que do muito arvoredo assim se chama;Das que nós povoamos a primeira,Mais célere por nome do que por fama.Mas nem por ser do mundo a derradeira,Se lhe avantajam quantas vénus ama;Antes, sendo esta sua, se esquecera,De Cypro, Guido, Paphos e…
A Madeira foi desde sempre local de acolhimento de personalidades ilustres, algumas das quais passaram a fazer parte da História da Região. A ilha foi considerada desde o século XVI um excelente local de cura para certas doenças, sobretudo a tuberculose. Por isso, transformou-se num…
A Constituição da República Portuguesa, aprovada em 1976, reconheceu o espaço insular como uma Região Autónoma com órgãos próprios como o Governo Regional e a Assembleia Legislativa da Madeira. Por outras palavras, a Autonomia trouxe consigo o poder legislativo e o poder executivo.
Regionalismos são palavras ou expressões que passam de geração em geração, na maior parte dos casos, impossíveis de traduzir à letra. As expressões idiomáticas que se seguem são muito utilizadas pelos madeirenses embora algumas não sejam exclusivas do Arquipélago.
Todas as ilhas da Região Autónoma são de origem vulcânica apresentando, a Ilha da Madeira, uma orografia muito acidentada. Vários geólogos optam por dividir a Ilha em três conjuntos. No maciço central observam-se as maiores altitudes com quatro picos que ultrapassam os 1800 metros sendo…
O turismo é um setor fundamental para o desenvolvimento da Madeira. É a principal atividade económica da Região Autónoma. Desde cedo a Ilha despertou o interesse de cidadãos estrangeiros atraídos pelo clima ameno e pela natureza.
Foi a 12 de maio de 1991 que o Papa João Paulo II visitou a Madeira. Foi a primeira e única deslocação de um Papa à Região Autónoma. O Papa Polaco esteve na Ilha durante 7 horas.

Visitantes

7572616
Hoje105

O Cantinho da Madeira nasceu no ano 2006 com o objetivo de promover a Região Autónoma da Madeira, em especial junto da comunidade portuguesa no mundo.

Descarregue as nossas APP´s
para iOS e Android

Top
Aviso! Este site utiliza cookies para melhorar e personalizar a navegação dos utilizadores. More details…