Tradições|76b960

A Madeira é uma Região rica em tradições, algumas das quais seculares.

Neste espaço recordamos algumas das mais relevantes.

Arraiais da Madeira

  • 327 Visualizações
Os meses de Verão são marcados na Madeira pelas tradicionais festas e romarias que em muitos casos surgem associadas a festividades religiosas. É também nos meses mais quentes do ano que muitos emigrantes espalhados pela diáspora visitam a terra Natal para o reencontro com familiares,…

Poncha da Madeira

  • 242 Visualizações
A Poncha está entre as bebidas mais tradicionais da Madeira. Antigamente era preparada com Rum da Madeira, açúcar e pequenas cascas de limão. É a chamada "poncha à pescador" pois era usada pelos pescadores de Câmara de Lobos na tentativa de se "aquecerem nas noites…

As charolas

  • 209 Visualizações
As charolas foram criadas com o objetivo de facilitar o transporte de mercadorias por caminhos e veredas numa altura em que os acessos eram difíceis ou até mesmo inexistentes. Apresentam uma armação em forma de esfera ornamentada por diversos produtos regionais muitas vezes doados pela…
A Camacha é conhecida como a "terra da cultura". Além do folclore, a freguesia é também marcada por um conjunto variado de tradições. Diversos grupos culturais e associações da Camacha juntaram-se na organização do primeiro cortejo etnográfico. Vestidos a rigor, cerca de 500 figurantes, recordaram…

Transporte em rede

  • 925 Visualizações
No início da colonização da Madeira a mobilidade na Ilha era algo extremamente complexo. O transporte de pessoas e de carga era feito com recurso à força humana ou animal. O transporte em rede foi uma das marcas da Ilha marcada por uma orografia acentuada.…

Palmitos

  • 1318 Visualizações
O Domingo de Ramos assinala o início da Semana Santa. A data, relevante para os católicos, fica marcada pela "benção dos ramos". A tradição está associada a um dos factos marcantes da vida de Jesus Cristo: a entrada em Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica,…

Fábrica de Águas

  • 2209 Visualizações
A Fábrica de Águas do Porto Santo é uma das referência emblemáticas da Ilha Dourada. O edifício de 2 pisos, atualmente devoluto, funcionou entre 1924 e 1990. Neste espaço era engarrafada água da nascente da Fontinha, recomendada para tratamentos de pele e do aparelho digestivo.…

Fachos em Machico

  • 1168 Visualizações
A tradição acontece anualmente no último fim de semana de agosto, na véspera do Santíssimo Sacramento. As encostas do Vale de Machico ficam iluminadas pelos Fachos. Reza a história que antigamente os moradores faziam pequenas fogueiras com pinhas para alertarem a população para a proximidade…

O Leiteiro

  • 1865 Visualizações
A profissão de leiteiro era muito frequente nas Ilhas da Madeira e Porto Santo. A atividade estava diretamente relacionada com a abundância de gado nas serras. Por conseguinte, a produção de leite também era significativa. A distribuição era feita pelo "leiteiro" que munido de grandes…

Colares de "Maios"

  • 1931 Visualizações
Os "colares de maios" são um dos símbolos do Dia do Trabalhador. São pendurados ao pescoço e usados na procissão em honra de Santo Tiago Menor mas também nos passeios pela serra que marcam o 1º de maio. É também comum encontrar-se os colares pendurados…

Bolo do Caco

  • 1589 Visualizações
O bolo do caco é um pão típico da Madeira que surgiu devido à influência árabe na sociedade madeirense no século XV. Esta presença está diretamente relacionada com a cultura da cana-de-açúcar e a primeira fase da implantação da vinha, "quando à ilha chegaram os…

A Latada

  • 2906 Visualizações
O verde das latadas é algo caraterístico da altura das vindimas no mês de setembro. A altura da latada varia de 1 a 2 metros. Este sistema de condução da Vinha é o mais indicado tendo em conta o declive acentuado dos terrenos, regra geral…

Tangerinas do Natal

  • 2103 Visualizações
A tangerina é um dos frutos carateristicos da época natalícia. O aroma e o sabor distinguem a tangerina regional das importadas. Só chegam ao mercado no final de novembro e muitas vezes apenas em dezembro. Regra geral são vendidas com as folhas junto ao fruto.

Trabalhos em madeira

  • 14348 Visualizações
Dino Gouveia considera-se um artista. Com as mãos faz trabalhos em madeira. "Tudo é fruto da imaginação, sem moldes nem desenhos, feito com amor e gosto" sublinha o carpinteiro e marceneiro madeirense. Desde muito cedo que nasceu o gosto pelos trabalhos em madeira.

Jogo do Belamento

  • 10003 Visualizações
É uma das tradições que tende a desaparecer ou entrar na fase do esquecimento. No período da Páscoa era comum as crianças e adultos brincarem ao jogo do belamento.

Divino Espírito Santo

  • 22402 Visualizações
As festas em louvor do Divino Espírito Santo são vividas com forte intensidade em todas as paróquias da Madeira.

Mechelote: o "pau" da poncha

  • 13694 Visualizações
O mechelote é utilizado para esmagar e misturar os ingredientes que compõem a poncha madeirense.Trata-se de uma bebida tradicional preparada com limão, mel de abelhas e aguardente. Por essa razão ficou conhecido como o "pau da poncha" também apelidado com um termo vernáculo, dado o…

Tabaibo: fruto com tradição

  • 10036 Visualizações
O tabaibo é o fruto da tabaibeira. Uma planta da família das cactáceas composta por segmentos carnosos e achatados. Cresce pelas encostas de forma espontânea não implicando, por isso, qualquer tipo de cultivo.

Camachofones

  • 9604 Visualizações
"Tocar e alegrar quem passa na rua" é o lema do projeto Camachofones. O grupo organiza espetáculos de rua espontâneos em diferentes pontos da Ilha.

Brinquinho madeirense

  • 8332 Visualizações
Ficou conhecido como a imagem de marca da Madeira. O brinquinho é composto por bonecos em pano, vestidos com o traje regional e transportando às costas caricas e castanholas.

Jogo do Pião

  • 6736 Visualizações
É um jogo popular praticado em muitas localidades da Madeira tradicionalmente na Páscoa. No entanto, era usado no pátio das escolas pelas crianças em várias alturas do ano.

Obra de Vimes

  • 9359 Visualizações
A obra de vimes foi uma das principais indústrias da Madeira. A Camacha e a Boaventura (concelhos de Santa Cruz e S.Vicente, respectivamente) foram os principais centros de produção.

Bordado Madeira

  • 6438 Visualizações
Os bordados apareceram pela primeira vez na ilha da Madeira por alturas de uma exposição industrial realizada no Funchal. Alguns negociantes ingleses estabelecidos no Funchal exportavam bordados para a Inglaterra e, no início, os bordados eram vendidos apenas a estrangeiros.

Cana-de-açúcar

  • 7200 Visualizações
A história da cana-de-açúcar deixou marcas significativas na sociedade madeirense. Foi uma espécie de “varinha de condão” ou mesmo “ouro branco” para a economia regional. Foi introduzida na Ilha, por ordem do Infante D. Henrique, em 1425, logo após o início da colonização.

Bonecas de Massa

  • 10882 Visualizações
A boneca de massa é outro atrativo dos arraiais que esteve em vias de desaparecimento, pois durante muito tempo a actividade não foi retomada pelos mais novos.

Colares de rebuçados

  • 8669 Visualizações
No balcão de vendas, os colares de rebuçados de cores diversas despertam a atenção. Registam ainda alguma procura, embora com significado diferente em relação a outros tempos.

Laranjada

  • 7072 Visualizações
Como é sabido, os arraiais madeirenses distinguem-se pelos produtos típicos colocados à venda nas “barracas”.

Função do porco

  • 3060 Visualizações
A função do porco é um dos primeiros momentos do Natal Madeirense. Acontece, geralmente, a partir do dia 8 de Dezembro (Dia da Imaculada Conceição). No meio rural, o suíno é criado, durante alguns meses, num chiqueiro junto à habitação.

Visitantes

9303184
Hoje661

O Cantinho da Madeira nasceu no ano 2006 com o objetivo de promover a Região Autónoma da Madeira, em especial junto da comunidade portuguesa no mundo.

Descarregue as nossas APP´s
para iOS e Android

Top
Aviso! Este site utiliza cookies para melhorar e personalizar a navegação dos utilizadores. More details…