A Madeira é uma Região rica em tradições, algumas das quais seculares.
Neste espaço recordamos algumas das mais relevantes.
Ao som de instrumentos de sopro e de percurssão, os "Camachofones" dão vida à Avenida Arriaga, no Funchal.
A "Turma do Funil" deu por encerrada a atividade. A decisão foi comunicada nas redes sociais pelos fundadores do grupo, João e Cecília Anatázio.
A Festa do Senhor dos Milagres é considerada a maior festividade religiosa do concelho de Machico. A origem da devoção está no aluvião ocorrido a…
O folclore é um dos elementos da tradição de um povo. As ilhas da Madeira e Porto Santo apresentam-se ao mundo através das dezenas de…
O comércio ambulante do Funchal voltou a vender tabaibos. Trata-se de um fruto típico da época de verão, produzido em maior quantidade nas freguesias do…
A Festa do Senhor Bom Jesus, em Ponta Delgada, tem a particularidade de juntar romeiros e forasteiros de vários pontos da Ilha. Um dos grupos…
Manda a tradição que no primeiro fim-de-semana de setembro todos os caminhos vão dar a Ponta Delgada. A Festa em honra do Senhor Bom Jesus…
Nos arraiais madeirenses era comum encontrar à venda o conhecido "ioiô". São brinquedos tradicionais feitos com serradura, cobertos com papel prata colorido (azul, vermelho, verde,…
O Dia Mundial do Bordado foi assinalado com uma ação de rua, na Rua Dr. Fernão de Ornelas, em pleno centro do Funchal. O evento…
O "bazar" da igreja é uma das tradições que persiste nos arraiais madeirenses. Normalmente localizado no adro da igreja, o "bazar" é o local onde…
A Associação Cultural e Recreativa da Cruz da Guarda, no Porto da Cruz, voltou a promover a debulha do trigo. O objetivo é manter viva…
O gaiado seco de escabeche é um dos dentinhos típicos dos arraiais madeirenses. É utilizado como petisco para acompanhar a bebida ou então é servido…
A sandes de carne de vinho e alhos é uma das referências da gastronomia madeirense, sobretudo na altura do Natal. No entanto, a tradição repete-se…
Francisco vende castanhas assadas no Funchal há mais de 30 anos. Com sol ou chuva, Francisco é uma presença assídua no centro da cidade e…
O Bolo do Caco está entre os melhores pães do mundo. A distinção foi atribuída por um conhecido guia gastronómico de viagens: "Taste Atlas". No…
Juan Oliveira e Nélio Lobato juntaram-se e formaram a "Dupla de Dois". Um duo de animadores musicais que participa em vários tipos de eventos, festas…
A pitaya é uma das frutas da moda. Dizem que ajuda a emagrecer. Tem elevado valor nutricional e baixo teor calórico. Além do mais tem…
Centenas de fiéis participaram na procissão do Enterro do Senhor, na Sé do Funchal. O ato religioso aconteceu depois da celebração da Paixão do Senhor.…
Já ouviu a expressão "dentinho"? Quando alguém lhe oferecer um "dentinho" não é para levar à letra. Trata-se de um petisco que é oferecido em…
A exploração de madeira marcou parte da história da Região Autónoma. Logo no início do povoamento da ilha, as madeiras e lenhas foram os primeiros…
As floristas da Madeira são as verdadeiras embaixadoras da Ilha junto de quem nos visita. Vendem flores de várias cores e de diferentes espécies. Conversam…
Os grupos populares, criados de forma espontânea, fazem parte da tradição dos arraiais madeirenses. Oportunidade para o despique mas também para os forasteiros cantarem e…
É um dos frutos que chama a atenção sobretudo de turistas. Muitos residentes desconhecem o fruto originário da América Central. A casa é composta por…
São várias as definições de "beiças". A mais comum refere-se a lábios (Pintaste ei beiças?). No entanto, o madeirense usa a palavra "beiças" para se…
Os tunídeos contituem um grupo importante da pesca tradicional da Madeira. Representa cerca de 41% do total de pescado descarregado nos portos da Região Autónoma…
Isabel Pereira começou a vender flores aos 14 anos. Acompanhava a mãe no Mercado dos Lavradores, no Funchal.Depois, começou a vender flores na pontinha e…
As cortinas de fumo branco em vários locais da Avenida do Mar indiciam a presença de castanhas assadas. À medida que percorremos a faixa sul…
O Braguinha, também conhecido por Machete, é um instrumento musical de pequeno porte típico da Ilha da Madeira. O cordofone tradicional madeirense é composto por…
O trigo é uma cultura que terá sido iniciada na região por altura da fixação dos portugueses no arquipélago, ou seja, aquando do povoamento da…
A profissão de lavadeira era desempenhada por mulheres que utilizavam os lavadouros. Eram estruturas localizadas junto às levadas e construídas em pedra ou cimento. A…
As típicas casas de Santana são uma imagem de marca da Madeira. Surgem nos diversos materiais de promoção turística da Ilha no Mundo. Terão sido…
O "Bailinho da Madeira" é das músicas mais conhecidas no Mundo. Foi levado além fronteiras pelos turistas que visitam a Ilha mas também pelos emigrantes…
Os meses de Verão são marcados na Madeira pelas tradicionais festas e romarias que em muitos casos surgem associadas a festividades religiosas. É também nos…
A Poncha está entre as bebidas mais tradicionais da Madeira. Antigamente era preparada com Rum da Madeira, açúcar e pequenas cascas de limão. É a…
As charolas foram criadas com o objetivo de facilitar o transporte de mercadorias por caminhos e veredas numa altura em que os acessos eram difíceis…
A Camacha é conhecida como a "terra da cultura". Além do folclore, a freguesia é também marcada por um conjunto variado de tradições. Diversos grupos…
No início da colonização da Madeira a mobilidade na Ilha era algo extremamente complexo. O transporte de pessoas e de carga era feito com recurso…
A Fábrica de Águas do Porto Santo é uma das referência emblemáticas da Ilha Dourada. O edifício de 2 pisos, atualmente devoluto, funcionou entre 1924…
A tradição acontece anualmente no último fim de semana de agosto, na véspera do Santíssimo Sacramento. As encostas do Vale de Machico ficam iluminadas pelos…
A profissão de leiteiro era muito frequente nas Ilhas da Madeira e Porto Santo. A atividade estava diretamente relacionada com a abundância de gado nas…
Os "colares de maios" são um dos símbolos do Dia do Trabalhador. São pendurados ao pescoço e usados na procissão em honra de Santo Tiago…
O bolo do caco é um pão típico da Madeira que surgiu devido à influência árabe na sociedade madeirense no século XV. Esta presença está…
O Domingo de Ramos assinala o início da Semana Santa. A data, relevante para os católicos, fica marcada pela "benção dos ramos". A tradição está…
O verde das latadas é algo caraterístico da altura das vindimas no mês de setembro. A altura da latada varia de 1 a 2 metros.…
A tangerina é um dos frutos carateristicos da época natalícia. O aroma e o sabor distinguem a tangerina regional das importadas. Só chegam ao mercado…
A história da cana-de-açúcar deixou marcas significativas na sociedade madeirense. Foi uma espécie de “varinha de condão” ou mesmo “ouro branco” para a economia regional.…
Dino Gouveia considera-se um artista. Com as mãos faz trabalhos em madeira. "Tudo é fruto da imaginação, sem moldes nem desenhos, feito com amor e…
As festas em louvor do Divino Espírito Santo são vividas com forte intensidade em todas as paróquias da Madeira.
A função do porco é um dos primeiros momentos do Natal Madeirense. Acontece, geralmente, a partir do dia 8 de Dezembro (Dia da Imaculada Conceição).…
O mechelote é utilizado para esmagar e misturar os ingredientes que compõem a poncha madeirense.Trata-se de uma bebida tradicional preparada com limão, mel de abelhas…
O tabaibo é o fruto da tabaibeira. Uma planta da família das cactáceas composta por segmentos carnosos e achatados. Cresce pelas encostas de forma espontânea…
"Tocar e alegrar quem passa na rua" é o lema do projeto Camachofones. O grupo organiza espetáculos de rua espontâneos em diferentes pontos da Ilha.
É uma das tradições que tende a desaparecer ou entrar na fase do esquecimento. No período da Páscoa era comum as crianças e adultos brincarem…
Os bordados apareceram pela primeira vez na ilha da Madeira por alturas de uma exposição industrial realizada no Funchal. Alguns negociantes ingleses estabelecidos no Funchal…
More...
A obra de vimes foi uma das principais indústrias da Madeira. A Camacha e a Boaventura (concelhos de Santa Cruz e S.Vicente, respectivamente) foram os…
Como é sabido, os arraiais madeirenses distinguem-se pelos produtos típicos colocados à venda nas “barracas”.
No balcão de vendas, os colares de rebuçados de cores diversas despertam a atenção. Registam ainda alguma procura, embora com significado diferente em relação a…
A boneca de massa é outro atrativo dos arraiais que esteve em vias de desaparecimento, pois durante muito tempo a actividade não foi retomada pelos…
Page 1 of 2