Comunidades|19B06D

As notícias das comunidades portuguesas têm espaço reservado no portal Cantinho da Madeira.

Somos milhares em todos os cantos do Mundo!

As "cartas de chamada" destinavam-se a convocar cidadãos para um destino de emigração. Muitas vezes eram dadas indicações do que era necessário levar para a longa viagem: roupas, alimentos e até medicamentos. Na mala todos os emigrantes levavam uma "carta de chamada": um documento obrigatório…
A figura do "passador" está associada ao período aureo da emigração portuguesa. Entre os finais dos anos 50 e o início dos anos 70 milhares de portugueses passaram a "salto" as fronteiras para chegar a França. Os "passadores" guiavam os emigrantes e encontravam nesta atividade…
“Um mundo, muitos destinos- A Emigração em S. Roque do Faial de 1872 a 1924” foi a temática da exposição na Casa do Povo de S. Roque do Faial no âmbito da celebração do XII Encontro de Emigrantes, a 28 de agosto de 2016.
Todos os anos saem de Portugal cerca de 100 mil pessoas. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística registou-se um pico no ano 2014 com 134 624 cidadãos a decidirem viver para outros países. Os números fazem-nos recuar ao "boom" de emigração lusa,…
"Adeus varanda do cais Onde o meu bem embarcou Foram os olhos mais lindos Que as ondas do mar levou." O texto é da tradição popular madeirense. Reflete o fenómeno migratório na Região Autónoma. O Cais do Funchal foi, em outros tempos, local improvisado de…
A crise instalada em Portugal tem vindo a provocar uma nova onda de emigração. O aumento galopante do desemprego e a falta de perspetivas em relação ao futuro têm levado muitos portugueses a fazerem as malas e partirem em busca de melhores condições de vida.
A Catedral de Westminster foi muito pequena para acolher uma multidão de fieis que desejaram participar na coroação a Nossa Senhora presidida pelo arcebispo de Westminster, Vincent Nichois, no âmbito do cenário das Aparições.
Dezenas de pessoas manifestaram-se no Centro do Funchal contra o que dizem ser a "ditadura do Presidente Venezuelano Nicolás Maduro".

Visitantes

7575782
Hoje1595

O Cantinho da Madeira nasceu no ano 2006 com o objetivo de promover a Região Autónoma da Madeira, em especial junto da comunidade portuguesa no mundo.

Descarregue as nossas APP´s
para iOS e Android

Top
Aviso! Este site utiliza cookies para melhorar e personalizar a navegação dos utilizadores. More details…